As temperaturas vão voltar a descer e podem ficar abaixo dos zero graus, sobretudo a norte do país. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um aviso amarelo até quarta-feira para os distritos de Vila Real, Guarda, Viseu e Bragança onde as mínimas podem cair para os oito graus negativos.
Bragança tem estado debaixo de um denso manto de nevoeiro, ao mesmo tempo que os termómetros têm registado temperaturas bastante reduzidas. João Faiões, jornalista da SIC do local, relata que pelas 09:00 desta terça-feira, registavam-se em várias zonas do distrito temperaturas a rondar os -5 ºC.
O nevoeiro, aliado às reduzidas temperaturas, fez com que várias localidades de Bragança acordassem, esta terça-feira, com um cenário totalmente branco. Mas desengane-se se acha que é neve. O jornalista explica que se trata de sincelo, um fenómeno que consiste na congelação das gotículas de humidade do nevoeiro.
A beleza que proporciona traz, por outro lado, riscos à circulação rodoviária, isto porque o piso fica mais escorregadio. Por esse motivo, os serviços municipais já espalharam sal por diversos troços de forma que a circulação decorra com normalidade.
O frio instalou-se em Trás-os-Montes, tal como era esperado, apesar de este ano ter chegado mais tarde do que o habitual. Noutras regiões - como, por exemplo, na Guarda - as temperaturas também desceram e rondaram, na passada noite, os - 7ºC, algo que deverá tornar-se habitual nos próximos dias em alguns distritos do Norte e Centro do país.