País

Análise

Eleições: “Há preocupação com sinal de união da direita moderada”

José Gomes Ferreira e Sebastião Bugalho analisam as críticas à Aliança Democrática e ainda as revelações feitas por Luís Marques Mendes sobre o acordo da coligação.

Loading...

Sebastião Bugalho afirma que as críticas recentes à Aliança Democrática “demonstram preocupação” com o sinal de união que a direita moderada está a dar. O comentador SIC considera ainda que a estratégia do PS vai ser confundir toda a direita com a extrema-direita.

A mensagem de Natal de Pedro Nuno Santos é uma tentativa de “confundir toda a direita com o Chega e esta vai ser claramente a estratégia do PS até 10 de março”, afirma Sebastião Bugalho.

Sobre os nomes dos possíveis candidatos, o comentador SIC defende que “ideias para o país são mais importantes que as listas”, mas que, do que Marques Mendes revelou, “são belíssimos nomes que dariam bons deputados”.

Sebastião Bugalho considera ainda que o CDS tem o desafio de não se tornar nos “Verdes do PSD” e que deve manter autonomia. Lembra que a AD nunca ficou em segundo contra o PS, mas alerta que nunca houve AD com o Chega no sistema político.

José Gomes Ferreira diz que falta tática ao PSD e defende que Luís Montenegro devia falar para os eleitores indecisos, apelando ao voto útil. Diz ainda que é urgente acertar o programa eleitoral conjunto, para que os portugueses possam decidir se querem estes dois partidos “como alternativa para governar”.