País

Crise não trava compras no Natal: portugueses gastaram mais que no ano passado

Previa-se, antes do Natal, que os portugueses gastariam menos este ano. Mas, na realidade, gastaram mais 10% em relação a dezembro de 2022. O dinheiro foi usado, sobretudo, em supermercados, moda e restauração.

Loading...

As famílias portuguesas gastaram mais 10% em compras neste mês de Natal em comparação com o ano passado. Supermercados, moda e restauração foram os setores que mais pesaram nas contas.

Em média, cada português gastou cerca de 35 euros em cada compra com cartões entre 1 e 20 de dezembro. É menos cerca de um euro por compra em relação ao ano passado, só que fizeram mais compras.

Os dados da REDUNIQ Insights revelam que o número de pagamentos com cartões nas lojas cresceu 14% na época natalícia. Aparentemente, as dificuldade económicas não foram um travão para as famílias gastarem mais nas compras de Natal.

Os dados foram recolhidos pela rede UNICRE, que tem cerca de 70% do mercado de cartões de pagamento e são citados pelo Diário de Notícias.

Onde os portugueses gastaram?

Os setores dos hiper e supermercados (31%), da moda (12%) e da restauração (10%) foram os que mais pesaram em toda a faturação. No entanto, as despesas em restaurantes foram as que mais cresceram em comparação com o ano passado.

No mapa do país, os distritos onde se gastou mais dinheiro do que no ano passado foram Bragança, Portalegre e Viana do Castelo, e o arquipelágo dos Açores.

Compras contrariam previsões

Estes dados, embora parciais, vêm contradizer a previsão feita antes do Natal feita pelo Instituto Português de Administração de Marketing. O estudo revelava que 60% dos portugueses previa gastar menos, este ano, em compras de Natal.

Os dados de dezembro mostram assim que apesar de alguns saldos, promoções, e datas como a Black Friday, ao longo do ano, a esmagadora maioria dos portugueses opta por fazer quase todas as compras durante o mês de dezembro.