País

Operação "Festas Seguras" já registou mais 1.300 acidentes e deteve 136 condutores

A fiscalização das estradas portuguesas, feita conjuntamente pela PSP e GNR destaca o excesso de álcool entre os comportamentos de risco. Autoridades vão manter a operação até ao Ano Novo.

Loading...

Em quatro dias, entre a passada sexta-feira e o dia de natal, ocorreram mais de 1.300 acidentes nas estradas portuguesas, segundo dados provisórios da PSP e da GNR. O balanço mais recente dá conta de dois mortos e cerca de 400 feridos.

Foi registado um atropelamento na região de Braga e um despiste perto de Alcobaça, provocando dois mortos, contabilizados durante o fim de semana de Natal.

Dissuadir comportamento de risco tem sido a principal tarefa das autoridades.

"Deixamos uma recomendação de condução defensiva dentro dos limites de velocidade, a utilização do cinto de segurança, evitar o consumo de álcool, e como é óbvio evitar também o uso do telemóvel", defende o comissário da PSP Sérgio Paulo

Ao todo a PSP, que fiscaliza as áreas mais urbanas, registou 528 acidentes e a GNR 786.

"Temos estado atentos aos comportamentos de risco dos condutores, entre os quais se destacam o excesso de velocidade, também a sinalização de manobras. Muito condutores circulam sem efetuar a respetiva sinalização. Também a falta do cinto de segurnaça. Essas têm sido as principais às quias temos estado atentos", refere o alferes da GNR do Porto Tiago Silva

As duas corporações detiveram 275 condutores por excesso de álcool no sangue e ausência de carta de condução.

A operação "Festas Seguras" entra agora numa segunda fase, até ao Ano Novo