As temperaturas vão começar a subir nos próximos dias, mas 2023 vai despedir-se com chuva em quase todo o território continental. Nem a Madeira nem os Açores vão escapar a uma passagem de ano molhada.
“Os próximos dias terão precipitação até final da semana. Depois deve acalmar um pouco na sexta-feira e sábado, mas domingo e segunda há, pelo menos por agora, uma tendência para passagem de um sistema com precipitação”, explicou Pedro Sousa, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Por isso, se estiver a pensar celebrar a passagem de ano na rua, prepara-se e leve o guarda-chuva. A probabilidade de ficar molhado vai ser maior
no Norte e Centro do país.
"Será uma mudança em relação aos dias passados, em que tivemos dias de nevoeiro matinal e noites frias. Agora será um tempo diferente com esta chuva e menos frio e noites menos frias", acrescentou ainda Pedro Sousa.
Depois do frio do Natal, chega a chuva, mas não vem sozinha. Uma ondulação frontal traz também uma subida de temperaturas já a partir desta quarta-feira. Nem os arquipélagos da Madeira e dos Açores vão escapar.
Para quem anda na estrada, a boa noticia é o fim do nevoeiro, mas todo o cuidado é pouco com o regresso da chuva. Mas, mas que para já não motiva avisos meteorológicos.