Subiu para três o número de mortos nas estradas nacionais desde o início da Operação Ano Novo. PSP e GNR registaram quase 800 acidentes, a maioria relacionados com excesso de velocidade e consumo de álcool.
As cifras negras voltam a dar razão a quem pede cuidado redobrado na estrada. Nas últimas 72 horas, no vai e vem das festividades, três condutores perderam a vida.
Só ao início da madrugada deste domingo, foram dois acidentes fatais. Um na A23 em Vila Velha de Ródão, outro na A1, em Vila Franca de Xira.
PSP e GNR registaram quase 800 acidentes desde quinta-feira, dos quais resultaram, mais de 180 feridos, dez considerados graves. Na origem da maioria, como sempre, excesso de velocidade e de consumo de álcool.
Os números preocupam, seis mil contraordenações no total. Por falta de carta de condução, de seguro automóvel, de inspeção periódica obrigatória e por uso do telemóvel ao volante. Quase 200 condutores foram detidos por crimes rodoviários.
Se juntarmos a este balanço o da Operação Natal, durante a qual duas pessoas morreram e 31 ficaram feridas com gravidade, sobram motivos para reforçar a atenção e respeitar o código da estrada.