País

"Reviravolta de filme": Matilde, uma das bebés do ano, nasce em ambulância em plena A23

A Unidade de Saúde do Médio Tejo já tinha perdido da esperança de ver nascer um dos bebés do ano após o incêndio na maternidade do hospital de Abrantes. Matilde contrariou todas as probabilidades e nasceu a bordo de uma ambulância na autoestrada.

"Reviravolta de filme": Matilde, uma das bebés do ano, nasce em ambulância em plena A23

Chama-se Matilde e é o primeiro bebé do ano da Unidade Local de Saúde do Médio Tejo. Nasceu esta segunda-feira, numa ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) da ULSMT de Torres Novas, com o apoio da equipa da VMER de Abrantes e dos Bombeiros Voluntários de Minde, no nó da Zibreira, em plena A23.

O parto aconteceu num altura em que a ULS do Médio Tejo estava sem esperança de ver nascer um dos bebés do ano depois do incêndio na maternidade de Abrantes.

"O incêndio que ontem deflagrou no Bloco de Partos da Maternidade de Abrantes confrontava-nos com o facto que, este ano, não haveria “bebé do ano” na região do Médio Tejo. Mas, como numa reviravolta de um filme, com muita emoção e o inesperado à espreita, a “cegonha” decidiu visitar-nos a 1 de janeiro de 2024", conta em comunicado.

A mãe e a bebé encontram-se bem. Depois de um parto "muito rápido", Matilde nasceu às 07:00 horas, com 3.045 kg, pelas mãos do médico Carlos Boto e da enfermeira especialista Anabela Pereira, com o apoio do técnico de emergência pré-hospitalar Cláudio Gaspar.

"A sua mãe, Ana Patrícia Lebre, natural de Minde, encontra-se bem, e muito feliz, tendo já sido transferida após o parto, com a sua bebé, para uma enfermaria de internamento no Hospital de Leiria", revela o comunicado.

Matilde junta-se a uma família numerosa: é a segunda filha de Patrícia Lebre, a mãe, e a quarta de Francisco Nunes, pai, que assistiu ao parto no exterior da viatura de emergência.