País

Como vai estar o tempo na primeira semana do ano? Prepare-se para o regresso da chuva

São esperados períodos de precipitação, por vezes intensa, em todo o continente, com possibilidade de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela na quinta-feira. A partir de sexta-feira haverá ainda uma diminuição ligeira das temperaturas mínimas, sobretudo a Norte do país.

Cheias em Lisboa
Cheias em Lisboa
TIAGO PETINGA/LUSA

A viragem do ano trouxe chuva a Portugal continental, com a primeira semana do ano a apresentar precipitação em quase todo o país. No final da semana há um abrandamento nos aguaceiros, e uma descida nas temperaturas.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), todo o continente registará períodos de precipitação, por vezes intensa, com possibilidade de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela na quinta-feira.

A partir de sexta-feira haverá ainda uma diminuição ligeira das temperaturas mínimas, sobretudo a Norte do país.

Ainda segundo o IPMA, sete distritos do continente estão sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima forte, entre quarta-feira e quinta-feira. Os distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso amarelo devido à previsão de ondas de noroeste com 4 a 5 metros entre as 12:00 de quarta-feira e as 00:00 de quinta-feira.

Por causa da agitação marítima, as barras de Caminha, Douro, Esposende, Vila Praia de Âncora, Póvoa do Varzim, Vila do Conde e Portinho da Ericeira estão fechadas a toda a navegação, segundo a Marinha Portuguesa e a Autoridade Marítima Nacional. As barras de Aveiro e da Figueira da Foz estão condicionadas.

Devido à chuva, que pode ser forte, o IPMA colocou também esta quarta-feira os distritos de Setúbal e Évora, entre as 12:00 e as 18:00, sob aviso amarelo.

4.ª feira

Para esta quarta-feira é esperado céu geralmente muito nublado, com períodos de chuva, que será por vezes forte, em especial no Norte e Centro até ao início da manhã. A Norte e Centro haverá ainda uma ligeira subida da temperatura média no interior.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os dois graus Celsius (em Bragança) e os 13 (em Faro e Évora) e as máximas entre os 12 (em Bragança) e os 19 (em Faro).

A Grande Lisboa regista vento fraco, soprando por vezes moderado (até 25 km/h) de sudoeste até ao início da manhã.

No Grande Porto é esperado céu muito nublado, diminuindo de nebulosidade a partir da manhã, com períodos de chuva até ao início da manhã.

Na região Sul deverão ocorrer períodos de chuva, que poderá ser localmente intensa a partir da tarde, com exceção do Algarve, onde será fraca e pouco frequente.

Também a agitação marítima será forte na costa ocidental, durante esta quarta-feira.

5.ª feira

Na quinta-feira é prevista precipitação mais intensa a partir da tarde, podendo ser pontualmente acompanhada de trovoada. Haverá ainda uma ligeira descida da temperatura no Norte e Centro.

Nos pontos mais altos da Serra da Estrela é esperada queda de neve a partir do final da tarde, descendo gradualmente a cota para 1200-1400 metros até ao final do dia.

Na região da Grande Lisboa há possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal.

Na região Sul são esperados períodos de chuva, passando a regime de aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada, a partir da tarde. O vento fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante oeste, poderá ser por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas a partir da tarde.

Final da semana

A partir de sexta-feira haverá descidas de temperaturas a nível nacional, com períodos de céu muito nublado, diminuindo gradualmente de

nebulosidade a partir da tarde e aguaceiros, em especial no litoral oeste, diminuindo de frequência a partir da tarde, que poderão ser de neve acima de 1000-1200 metros de altitude.

Haverá ainda a possibilidade de formação de gelo no interior Norte e Centro.

Já no sábado o céu estará, em geral, pouco nublado, também com formação de neblina ou nevoeiro matinal nas regiões Norte e Centro, e possibilidade de formação de gelo ou geada no interior. Regista-se ainda uma pequena descida da temperatura mínima.