A diretora-geral da Saúde diz que o pico da gripe pode já ter passado. Para incentivar a vacinação, Rita Sá Machado quis dar o exemplo e foi vacinar-se, esta terça-feira, numa farmácia. Aproveitou o momento para defender o uso da máscara obrigatório nos hospitais.
"Face àquilo que era um aumento da incidência do vírus da gripe sazonal e também um aumento da própria incidência de covid-19, nós fizemos essa recomendação da utilização de máscara para pessoas com sintomatologia, por vírus respiratórios e também, portanto, sintomas respiratórios. E fizemos também essa recomendação naquilo que são os profissionais que estão na primeira linha a fazerem essa avaliação de todos estes doentes", disse Rita Sá Mendes.
Ainda que os hospitais tenham liberdade na decisão, a responsável insiste que os profissionais "que estão na primeira linha a fazerem essa avaliação de todos estes doentes" também devem utilizar proteção especial..
Questionada sobre a razão por que preferiu ir a uma farmácia, a diretora-geral da Saúde explicou que foi por uma questão de conveniência, uma vez que a sua unidade de saúde de residência é no Porto.
"Eu acho que aqui o importante dizermos é que tanto as farmácias comunitárias, como as unidades de saúde são polos muito importantes para fazer essa vacinação, podem e devem [fazê-la] e têm aqui profissionais de saúde à espera e recetivos para fazer essa vacinação."