País

Juízes vão ter apoio tecnológico no processo BES: "Com um clique vamos apresentar o documento"

Uma versão embrionária deste apoio foi usada pela primeira vez no processo Face Oculta. Um dos juízes desse julgamento faz parte da equipa, que a partir de maio, vai apoiar o julgamento do caso BES.

Loading...

Pela primeira vez, os juízes vão ter apoio tecnológico em pleno julgamento. A novidade vai ser posta em prática no maior processo de sempre em Portugal, no caso BES.

“Com um clique, nós vamos apresentar o documento, o que quer dizer que o advogado, em vez de estar à espera uma hora que nós estejamos à procura desse documento, no monitor disponível no julgamento vai ver isso ”, explicou, à SIC, o juiz coordenador do apoio logístico, João Ferreira.

A equipa chama-se Apoio Logístico à Tramitação de Elevada Complexidade. Foi aprovada pelo Conselho Superior da Magistratura na semana passada e vai funcionar como uma retaguarda de juízes e funcionários para que quem julga possa estar apenas focado em julgar.

“A parte jurisdicional vai ficar para os juízes e só para os juízes, mas vai tentar libertar ao máximo os juízes daquele trabalho que não é jurisdicional", acrescentou ainda João Ferreira.

Uma versão embrionária deste apoio foi usada pela primeira vez no processo Face Oculta. Um dos juízes desse julgamento faz parte da equipa, que a partir de maio, vai apoiar o julgamento do maior processo de sempre da justiça em Portugal.

O caso BES tem 204 volumes, mais de 600 apensos. Só a acusação tem quase 4 mil páginas. O processo ocupa quatro terabytes de informação.