País

Procura de vacinas aumenta após alargamento da faixa etária

Depois da DGS ter alargado as faixas etárias para vacinação contra a gripe e contra a Covid-19, regista-se um aumento da procura das vacinas em Portugal.

Loading...

Os casos de gripe aumentaram substancialmente no final do ano passado, colocando sobre pressão as urgências dos hospitais e fazendo com que as autoridades de saúde a reforçassem o apelo para a vacinação contra a gripe para maiores de 50 anos e contra a Covid-19 para maiores de 18.

Carla Gonçalves, Diretora Técnica da farmácia do Campo Grande, afirma que a procura tem, de facto, aumentado.

"Notamos que houve, realmente, um aumento na procura, quer para maiores de 50 anos, quer nos mais de 60 anos que não se tinham vacinado até dezembro, e que com esta questão que houve dos aumentos dos casos de gripe no natal, pensaram melhor e agora estão a vir vacinar-se".

A Diretora Técnica indica ainda que este aumento da procura começou logo que saiu a indicação da Direção Geral da Saúde (DGS), por ambas as faixas etárias.

Até dezembro do ano passado, a vacinação decorria em farmácias, sendo que nos centros de saúdes apenas se vacinavam os grupos de risco. Agora, as farmácias continuam a vacinação como faziam, e os centros de saúde vacinam todos os que estejam incluídos nas faixas etárias anunciadas pela DGS.

Segundo Carla Gonçalves, na farmácia do campo grande a vacinação contra a gripe funciona no regime de casa aberta, tendo uma boa adesão diária. Para a vacinação contra a Covid-19, mantém o regime por marcação, de modo a prevenir o desperdício. Carla realça ainda a importância da vacinação, apesar do pico da gripe já ter sido atingido.

"(A vacinação) é de extrema importância. As vacinas da gripe, por exemplo, permitem que os sintomas da doença sejam menos severos, assegurando o bem estar das pessoas e prevenindo a circulação do vírus".