A Ordem dos Enfermeiros quer que os profissionais possam receitar medicamentos. É uma das propostas do novo bastonário, Luís Filipe Barreira, que pede a discussão da medida.
Não é uma medida inédita. Em vários países do mundo, nomeadamente na Europa, nos Estados Unidos e na Austrália, os enfermeiros já assumem esta prática há anos.
Já há, por isso, quem considere que será uma inevitabilidade, porque essa prática pouparia dinheiro ao Estado e traria vantagens para os doentes.
Ordem vai apresentar proposta formal
O Bastonário da Ordem dos Enfermeiros quer iniciar a discussão em torno deste tema para que se concretize esta nova competência profissional. A Ordem está a proceder ao levantamento dos países onde esta prática é corrente, para elaborar uma proposta formal e apresentá-la à tutela.
Mais evasivo, o bastonário da Ordem dos Médicos considerou, em declarações ao Diário de Notícias, que essa discussão não é uma prioridade e que a prescrição de medicamentos está devidamente regulamentada.
A Ordem dos Farmacêuticos não se furta à discussão, mas, ao mesmo jornal, disse que falar em prescrição será excessivo, e preferiu a palavra intervenção, alegando que prescrição pressupõe o diagnóstico de um médico. No entanto, admite que o tema tem de deixar de ser tabu e o foco deve ser os ganhos do doente.