País

Cerca de mil alunos estão desde setembro sem professor a uma disciplina

Na Escola Gonçalves Zarco, em Matosinhos, só falta preencher o lugar de dois professores. “Melhorou, mas há sequelas que ficaram”, diz o diretor José Ramos.

Loading...

O Ministério da Educação admite que cerca 1.000 alunos continuam sem professor a pelo menos uma disciplina. Os diretores das escolas estão preocupados e avisam que vai prejudicar a aprendizagem dos alunos.

Na Escola João Gonçalves Zarco, em Matosinhos, só falta preencher o lugar de dois professores. “Melhorou, mas há sequelas que ficaram”, diz o diretor José Ramos.

Está a ser difícil recuperar as horas de aula que não foram dadas, principalmente, nas disciplinas de historia e informática.

“A nossa grande preocupação é que ainda há alunos em Portugal que não têm professores desde o dia 1 de setembro”, afirma Filinto Lima, da Associação de Diretores de Agrupamentos de Escolas Públicas.

Os diretores escolares pedem uma resposta rápida para um problema antigo e “estrutural”, relacionado com a recuperação do tempo de serviço dos professores.