País

Entrevista SIC

Eleições Açores: Bolieiro quer maioria absoluta, Cordeiro acusa-o de ter acordo com o Chega

Nas últimas horas de campanha, José Manuel Bolieiro vai contar com o apoio de Luís Montenegro, que visita a o arquipélago de surpresa. Pedro Nuno Santos também vem para queimar os últimos cartuxos da campanha socialista.

Loading...

A SIC entrevistou os principais candidatos a vencer estas eleições nos Açores. José Manuel Bolieiro quer uma maioria absoluta para deixar de depender do Chega e da Iniciativa Liberal. Já Vasco Cordeiro acusa o adversário de já ter um acordo com o Chega para o pós-eleições.

José Manuel Bolieiro lidera o Governo Regional dos Açores há três anos. Conseguiu abraçar o lugar depois de ter ficado em segundo lugar nas eleições de 2020 com um acordo com o Chega e a Iniciativa Liberal, agora pede uma maioria absoluta para não ter de voltar a conversar com os antigos parceiros.

Vasco Cordeiro também já foi presidente do Governo Regional. Ficou em primeiro nas últimas eleições, mas não conseguiu o suporte suficiente para se manter no cargo. Três anos depois, não fecha portas a um possível regresso.

O Chega tem sido posto de parte pelo Partido Socialista. Mas Vasco Cordeiro acredita que o principal adversário não vai fazer a mesma coisa depois de domingo.

Nas últimas horas de campanha, José Manuel Bolieiro vai contar com o apoio de Luís Montenegro, que visita o arquipélago de surpresa. Pedro Nuno Santos também vem para queimar os últimos cartuxos da campanha socialista.

No domingo, os açorianos são chamados a votar. Vasco Cordeiro ou José Manuel Bolieiro têm o futuro da governabilidade nas mãos.