O PS/Açores deverá votar contra o Programa de Governo da Aliança Democrática. Ao que a SIC Notícias apurou, deverá ser esta a decisão tomada na reunião da comissão regional do partido, na próxima quinta-feira.
A questão está a dividir o partido: há vozes, como a de Francisco Assis, que defendem que o PS deve abster-se na votação, uma vez que não existe a possibilidade de ser formada uma maioria à esquerda.
O secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, deixou o assunto em aberto e remeteu a decisão para o PS/Açores. No entanto, defendeu que, no plano nacional, será praticamente impossível que o PS venha a viabilizar um Governo de direita.
Dentro de duas semanas, os seis partidos que conseguiram assento parlamentar vão ser recebidos pelo representante da República para os Açores. Só depois é que o novo presidente do Governo regional será indigitado.
A AD (que inclui o PSD, CDS e PPM) venceu as eleições desde domingo nos Açores, mas sem alcançar maioria. Para alcançar uma maioria, a AD teria de se coligar com o Chega ou formar um bloco central com o PS.