Conhecido o período complicado que a monarquia britânica atravessa, depois de o Palácio de Buckinham ter anunciado que o Rei Carlos III tem cancro, o Presidente da República endereçou, esta terça-feira, uma mensagem ao monarca.
“No seguimento da notícia do diagnóstico de saúde do Rei Carlos III, o Presidente da República dirigiu ao Monarca britânico votos de uma recuperação rápida e completa”, lê-se na curta mensagem publicada no site da Presidência da República.
Devido à sua condição de saúde, o Rei Carlos III vai estar nos próximos tempos afastado da vida pública, sendo o mais provável que seja a Rainha Consorte a assumir algumas participações previstas para o monarca.
Provável é também que o príncipe William, o próximo na linha de sucessão, tenha de assumir algumas dessas funções, ficando mais sobrecarregado, uma vez que também ele tem estado um pouco retirado de funções públicas por estar a prestar auxílio à mulher, a princesa Kate, que, tal como o Rei, foi submetida a uma cirurgia há pouco tempo.
Existem ainda várias dúvidas em relação às visitas de Estado à Austrália e ao Canadá, marcadas para o final deste ano.
Ainda que o monarca esteja afastado da vida pública, o comunicado assegura que continuará a trabalhar. É, então, possível que se mantenham os encontros semanais com o primeiro-ministro Rishi Sunak, continuando também a tratar de burocracia e de documentação oficial do Governo.