País

Gosta de festejar o Carnaval? Temos más notícias, vai haver chuva e vento

Os últimos dias foram de chuva e vento. Mas será assim daqui para a frente? Gosta de festejar o Carnaval ou vai aproveitar para fazer ponte? Espreite aqui como vai estar a meteorologia nos próximos dias.

Gosta de festejar o Carnaval? Temos más notícias, vai haver chuva e vento
Janine Bergmann

Se gosta de sair à rua para festejar o Carnaval ou se vai aproveitar para fazer ponte, temos más notícias para si. Os próximos dias vão ser de chuva e vento em Portugal Continental, nos Açores e na Madeira. Algumas atividades já foram mesmo canceladas no Continente.

No dia de Carnaval, dia 13, em que há dezenas de cortejos por todo o país, está prevista chuva em praticamente todo o Continente. As exceções são o Algarve e o Baixo Alentejo. Nos Açores, as previsões também apontam para precipitação, enquanto na Madeira, a chuva poderá acalmar.

Portugal Continental

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê a partir desta sexta-feira e até terça-feira de Carnaval em Portugal continental, chuva, por vezes forte. As temperaturas máximas vão até aos 18 graus Celsius.

Em comunicado, o IPMA explica que o estado do tempo deve-se à passagem sucessiva de ondulações frontais associadas a depressões que se deslocam no Atlântico em direção à Europa, o que deverá provocar chuva, por vezes forte, alternada com chuva mais fraca ou mesmo ausente.

Assim, até terça-feira, a chuva deverá ocorrer em todo o território, sendo por vezes forte, sobretudo nas regiões Norte e Centro.

Até domingo, as previsões apontam para aguaceiros de neve nas regiões Norte e Centro.

Contudo, a chuva pode “dar tréguas” no dia de Carnaval no Baixo Alentejo e Algarve.

"Devido a um anticiclone entre o arquipélago das Canárias e o golfo de Cadiz, a precipitação no Baixo Alentejo e Algarve no dia 13 [terça-feira] será pouco provável", é referido.

A temperatura deverá estar próxima dos valores médios para o mês de fevereiro ou ligeiramente acima, diz o IPMA.

Em relação ao vento, o pior período será entre sexta e sábado, sobretudo no litoral e terras altas.

As previsões indicam ainda ondas que podem atingir os 5,5 metros.

Açores e Madeira

As condições meteorológicas nos Açores vão ser influenciadas pela passagem de sucessivos sistemas frontais.

Nas próximas 24 horas, a passagem de um sistema frontal associado a uma depressão a noroeste provocará chuva, passando a aguaceiros. Começa pelo Grupo Ocidental (Flores e Corvo) e passa depois aos Grupos Central (Pico, Faial, Graciosa, São Jorge e Terceira) e Oriental (São Miguel e Santa Maria), indica a nota do IPMA.

O vento poderá ser forte, com rajadas de 75 quilómetros por hora, principalmente no grupo Oriental.

A chuva vai continuar no domingo, na segunda e na terça-feira, com chuva ligeiramente mais fraca a partir de segunda.

Já na Madeira, está prevista chuva e vento, que pode ser forte, para esta sexta-feira e sábado. As temperaturas máximas podem ir até aos 24 graus.

Atividades de Carnaval já foram canceladas no Continente

Por causa da chuva forte e do vento, algumas atividades de Carnaval já foram canceladas em Portugal Continental. Foi o caso do cortejo de Carnaval do Agrupamento de Escolas D. Pedro I, em Vila Nova de Gaia.

Também a organização do Carnaval de Ovar cancelou a Farrapada, um desfile informal pelo centro da cidade que costuma juntar milhares de pessoas, desta sexta-feira à noite.

Ao contrário do Continente, na Madeira e nos Açores, para já, mantém-se os programas de Carnaval.