País

Anticiclone provoca aumento de temperaturas em Portugal

Ainda que os termómetro tenham ultrapassado os 20.ºC nos últimos dias, o estado do tempo deverá mudar a partir de quinta-feira.

Loading...

Com os termómetros a marcarem mais de 20 graus, vários portugueses decidiram aproveitar o calor para passar os últimos dias na praia, uma situação que não é habitual para esta altura do ano.

“Isto deve-se essencialmente a termos um anticiclone na nossa região, temos um padrão que se chama crista anticiclónica que essencialmente traz este padrão tão estável e com uma massa relativamente quente para a altura do ano, portanto, refletindo-se nestes valores de temperatura máxima e muitas regiões acima dos 20 graus”, indicou Pedro Sousa, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

No entanto, o IPMA prevê mudanças no estado do tempo, na generalidade do território.

"Quarta-feira apenas poderá chover, eventualmente no final do dia no Minho e Douro litoral, precipitação fraca com a aproximação desse sistema. A partir de quinta feira a frente irá passar, a frente fria e teremos uma mudança drástica do estado do tempo... passaremos a ter precipitação, vento por vezes forte e uma descida significativa das temperaturas".

Apesar de ainda não terem sido emitidos, o IPMA alerta para a possibilidade de existirem alertas, principalmente, para o noroeste de Portugal.

"Será muito provável que exista necessidade de emissão de avisos para a agitação marítima e, eventualmente para a queda de neve nas serras porque será um evento que, se não houver, como disse, grandes flutuações nas previsões poderá dar quantidades razoáveis de neve nas serras do norte e centro".

No final da semana, as temperaturas máximas deverão rondar os 15 graus. Nas regiões mais frias como no norte e centro do país,
estão previstas máximas abaixo dos 10 graus e mínimas próximas dos zero.