Quase três semanas depois das eleições regionais, e depois de ouvir os partidos com representação parlamentar, o representante da República para os Açores acaba de anunciar que decidiu indigitar José Manuel Bolieiro como novo presidente do Governo regional do arquipélago, sustentando que “os resultados [das eleições de 4 de fevereiro] são claros.”
"Cumpre-me informar que acabei de indigitar o doutor José Manuel Bolieiro como presidente do novo Governo Regional, convidando-o a apresentar nos próximos dias o elenco do seu futuro executivo", anunciou Pedro Catarino, numa declaração aos jornalistas sem direito a perguntas.
“Cabe agora à Assembleia Legislativa apreciar o novo programa do novo Governo e estou convencido de os partidos estarão à altura das responsabilidades que os eleitores lhes confiaram e saberão tomar as opções mais adequadas”, concluiu Pedro Catarino.
O anúncio foi feito em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, no final do segundo dia de audições aos partidos com assento na nova Assembleia Legislativa Regional.
Bolieiro compromete-se a reforçar diálogo
Logo após a declaração do representante da República, o líder do PSD/Açores e da coligação PSD/CDS/PPM comprometeu-se a reforçar o diálogo com os partidos políticos.
"Reforçarei a minha disponibilidade para o diálogo, não apenas a que tive até agora, mas ainda com mais reforço, porque, por um lado, interpreto a legitimidade democrática inequívoca do resultado eleitoral que nos deu a vitória, mas, também, reconhecendo que sem uma maioria absoluta importa garantir um reforço deste diálogo, já com o saber de experiência adquirido", afirmou.
A coligação PSD/CDS-PP/PPM venceu as eleições regionais sem maioria absoluta, com 43,56% dos votos, elegendo 26 dos 57 deputados da Assembleia Legislativa, ou seja, ficou a apenas três da maioria absoluta.
O PS, que elegeu 23 deputados, e o BE, que elegeu um, já anunciaram que votariam contra um Programa do Governo da coligação.
O Chega, que elegeu cinco deputados, fez depender o seu voto do conteúdo do documento e da composição do executivo, e IL e PAN, que elegeram um deputado cada, remeteram a decisão para depois de conhecerem o documento.