Durante uma operação de trânsito em Espanha, a polícia de Castell-Platja d'Aro deteve um cidadão de nacionalidade portuguesa, de 30 anos, que estava a ser procurado por ser suspeito do sequestro de duas pessoas na Suíça no espaço de uma semana.
A polícia espanhola mandou parar um carro com matrícula suíça durante uma operação de trânsito. Depois de identificarem o condutor e de revistarem o veículo, encontraram um passaporte escondido debaixo de um dos tapetes do carro.
Ao analisarem o passaporte, perceberam que pertencia a um homem que seguia no banco de trás e que era procurado pela polícia suíça desde dezembro de 2023, com uma Ordem Europeia de Detenção e Entrega por sequestros.
Os dois sequestros de que o português é suspeito aconteceram na mesma semana. O primeiro, segundo conta a imprensa espanhola, a 29 de dezembro de 2023, quando o português e outras três pessoas terão forçado um indivíduo a entrar num veículo, sob ameaça de lhe cortarem os dedos. O sequestrado conseguiu escapar na zona de Lausanne, na Suíça.
Seis dias depois, no município de Verney, o português, alegadamente também com a ajuda de três pessoas, terá sequestrado outro homem, forçando-o também a entrar num carro, à semelhança do crime anterior. Amordaçaram-no, espancaram-no e gravaram um vídeo que enviaram para a família para pedir o resgate. No dia seguinte, a vítima foi libertada em França, sem ter sido revelado se o resgate foi ou não pago.