País

Aviso laranja em seis distritos de Portugal devido à agitação marítima

Seis distritos estão esta terça-feira sob aviso laranja devido a agitação marítima, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Antes de sair de cada, confira as previsões do estado do tempo, mas fique já com este conselho: não saia de casa sem um casaco, vem aí uma descida.

Aviso laranja em seis distritos de Portugal devido à agitação marítima

O aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de três, está acionado nos distritos de Aveiro e Coimbra até às 3:00. Já em Faro, Lisboa, Leiria e Beja estende-se por mais três horas.

Durante este período, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê "ondas de noroeste com cinco a seis metros de altura significativa, podendo atingir 11 metros de altura máxima".

Como vai estar o tempo esta terça-feira?

A nebulosidade vai diminuir a Sul, mas o vento, no Litoral e Terras Altas, vai continuar a soprar forte. A agitação marítima mantém-se forte esta terça-feira, e a temperatura mínima registar uma descida.

De acordo com as previsões do IPMA, há “possibilidade de ocorrência de aguaceiros dispersos nas serras do extremo norte até ao meio da manhã, que a ocorrer serão de neve acima dos 800/1000 metros de altitude”.

E o vento? Vai soprar “fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante norte, soprando moderado a forte (30 a 50 km/h) no litoral oeste e terras altas, com rajadas até 75 km/h, em especial no litoral oeste a sul do Cabo Carvoeiro e até ao início da manhã”. Fique atento à estrada, há possibilidade de formação de gelo ou geada em alguns locais do interior Norte e Centro".

Por regiões, na Grande Lisboa, o céu estará geralmente pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade a partir da tarde. O vento será moderado (20 a 30 km/h) de noroeste, soprando moderado a forte (30 a 50 km/h) na faixa costeira, com rajadas até 75 km/h, em especial até ao início da manhã.

No Grande Porto, o cenário é muito semelhante, com períodos de céu muito nublado, vento moderado (20 a 30 km/h) de noroeste, soprando por vezes forte (até 40 km/h) junto à faixa costeira.

Com LUSA