País

Cemitério de animais no Algarve: "É o consolo de dar um bom seguimento ao corpo"

Os cemitérios para animais são cada vez mais procurados. Em Portugal existem apenas quatro, um deles fica no Algarve. Foi inaugurado em 2017 e tem espaço para 88 animais.

Loading...

Há oito anos Cecília pensou se devia e tornou-se voluntária numa loja de caridade do Algarve, que permite à Associação Cadela Carlota angariar verbas para a causa animal na região. Foi a mesma vontade de ajudar os outros que a impulsionou a criar este cemitério para animais.

“Telefonavam-me às três ou quatro da manhã a dizer ‘o meu cão acabou agora de morrer, o que é que eu faço ao corpo?'. Quer dizer, as pessoas vivem em apartamentos, por isso assim é muito mais fácil”, explica a fundadora do projeto, Cecília Carmo.

Nestas urnas jazem cães, gatos e até pássaros. Os preços podem ir dos 67 aos 84 euros, dependendo do porte do animal e do período de ocupação, que começa nos três anos.

“São a companhia para muitas pessoas, às vezes até com base no isolamento têm como parceiro o seu animal de estimação. Depois quando Deus os leva, ficam aqui, as pessoas vêm cá pôr florinhas normais como põe por um humano e isso é satisfatório”, afirma o vereador da Câmara de Lagos, Luís Bandarra.

Vai aumentar de capacidade, pela terceira vez, para 158 campa devido à elevada procura, e o vereador da Câmara de Lagos explica ainda que as urnas podem ser adquiridas tanto por locais como por turistas.

N'A Cadela Carlota, que abriga de momento mais de 150 cães e gatos, os pedidos de ajuda são uma constante. Por norma, é a associação que orienta os donos também na hora da perda mediante as opções disponíveis.

“As pessoas não querem pôr o corpo em qualquer sítio como antes faziam. Para elas é o ter esse consolo sobre dar um bom seguimento à questão do corpo”, conta uma das voluntárias Rute Gomes.

O projeto é único no Algarve, existindo apenas mais três cemitérios repartidos pelo norte e centro do país.