Depois de um fim de semana chuvoso, segue-se uma semana de chuva, a indicação é do IPMA, Instituto Português do Mar e da Atmosfera, que prevê que esta semana deverá trazer períodos de chuva por todo o território nacional, à exceção das ilhas.
De acordo com o IPMA, todos os distritos do continente deverão ser atingidos por chuva ou aguaceiros fracos durante esta semana, estando prevista também a queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela.
Esta segunda-feira a previsão é que as temperaturas não desçam abaixo dos zero graus Celsius (C), sendo que os distritos onde os termómetros vão descer mais são o da Guarda e Bragança, com 4ºC de mínima previstos, Portalegre e Braga com 6ºC e Vila Real, Viseu, Coimbra e Évora com 7ºC.
Também abaixo dos 10ºC deverão ficar as regiões do Porto, Castelo Branco, Beja e Leiria, com 8ºC e Santarém e Setúbal, com 9ºC.
As temperaturas mais altas deverão ser registadas no arquipélago da Madeira, com o Funchal a chegar aos 21ºC, apesar do céu parcialmente nublado e os Açores, a atingir os 15ºC na Horta e em Santa Cruz das Flores, e 14ºC nas restantes ilhas.
Já o vento estará “fraco a moderado (até 35 km/h) de sudoeste, soprando por vezes forte (até 45 km/h) no litoral oeste e nas terras altas, rodando para noroeste a partir da tarde e enfraquecendo no final do dia”, podendo haver uma “pequena subida de temperatura” ao final do dia.
Para terça-feira, as previsões não são muito diferentes. Irá haver “períodos de céu muito nublado, apresentando-se pouco nublado ou limpo na região Sul”, assim como a “possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, que a ocorrer serão de neve acima dos 1.200/1.400 metros de altitude”, havendo também a “possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do interior Norte e Centro”, assim como a “formação de gelo ou geada em alguns locais do interior, em especial do Norte e Centro”. Estando previsto para terça-feira uma “pequena descida da temperatura mínima”.
De acordo com o IPMA, ao longo do mês de março a chuva não irá dar tréguas.