Apesar das previsões de chuva e vento fortes, em particular nas terras altas e no litoral, este domingo, dia de ir às urnas, o tempo vai melhorar ao longo do dia, diz o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
“Nas próximas horas vamos manter a instabilidade com aguaceiros. eles podem ser fortes é uma situação que se mantém para amanha mas com o desagravamento desta situação”, afirma Bruno Café, do IPMA.
Mas, ainda assim, por causa da agitação marítima, o IPMA emitiu avisos vermelhos para sete distritos. As ondas podem chegar aos 14 metros.
"Agitação marítima forte na costa ocidental. Está emitido o aviso vermelho a sul da foz do rio douto até ao inicio da manha de domingo. A norte temos o aviso laranja", diz o especialista.
Este sábado, entre as 00:00 horas e as 15:00 horas, a Proteção Civil registou 200 ocorrências, a maioria quedas de árvores. Não há vítimas, nem danos significativos.
Para prevenir, as autoridades reforçam o apelo aos cidadãos para uma condução defensiva e para a adequada afixação de estruturas soltas por causa do vento forte.