País

BES: juízes abriram portas do tribunal à SIC para mostrar dimensão do megaprocesso

Para o julgamento do maior processo de sempre há três juízes em exclusividade, uma equipa para o apoio tecnológico em tempo real durante as audiências, dois funcionários judiciais e uma assessora jurídica que também tem o curso de psicologia.

Loading...

A pouco mais de dois meses do julgamento do BES, a equipa de juízes abriu as portas do tribunal à SIC para mostrar a dimensão do maior processo da justiça portuguesa. São milhares de folhas, distribuídas por várias salas, com o resultado da gigantesca investigação a Ricardo Salgado.

Por ordem dos juízes, os 1.300 pedidos de indemnização vão ser separados do processo-crime para não atrasarem ainda mais o julgamento, até porque acrescentavam três mil testemunhas.

Para o julgamento do maior processo de sempre há três juízes em exclusividade. Uma equipa de duas pessoas para o apoio tecnológico em tempo real durante as audiências, dois funcionários judiciais e uma assessora jurídica, que também tem o curso de psicologia.

“Estamos todos preparados psicologicamente para este processo. É difícil, moroso, mas não acho que seja necessária a minha outra formação para aguentarmos este processo”, disse à SIC a assessora jurídica Tânia Graça.

O julgamento de Ricardo Salgado e dos outros 24 alegados responsáveis pela derrocada do BES vai ocupar três dias por semana. Para começar há data: 28 de maio. Para terminar, ninguém sabe.