Em rescaldo dos resultados das Eleições Legislativas, o presidente da Iniciativa Liberal (IL) deixou a certeza de que não se irá opor à formação de um Governo liderado pela Aliança Democrática (AD). Rui Rocha acrescentou ainda que os portugueses já têm conhecimento sobre “com quem o partido se entende ou não”, negando uma aproximação ao Chega.
“Não será pela IL que não haverá uma solução estável de governação”, garantiu o líder da IL, em declarações aos jornalistas.
Os resultados das Eleições Legislativas deram ao partido liderado por Rui Rocha 5,1% dos votos, permitindo ao partido a criação de um grupo parlamentar composto por oito deputados.
Rui Rocha defendeu: “Com o mesmo sentido de responsabilidade que tivermos de ir sozinhos, seremos responsáveis nos cenários que se venham a colocar.”
Acrescentou ainda que "com a IL, as pessoas saberem exatamente com quem nos entendemos ou não", afirmando que o partido contribuirá para uma solução que exclua “as opções que sempre excluímos”, em referência ao Chega.
Evolução da Iniciativa Liberal
“Crescemos em votação, crescemos em percentagem, mantivemos o grupo parlamentar, consolidámo-nos como quarta força política nacional”, disse Rui Rocha.
Rui Rocha frisou que o partido conseguiu ganhar mais 40 mil portugueses relativamente às últimas eleições, “consolidando o projeto do liberalismo”.
O presidente da Iniciativa Liberal agradeceu ainda aos apoiantes: “Foram praticamente quatro meses de luta, de combate constante e muitos quilómetros na estrada.”
“Aguardamos pelos próximos dias”, conclui.