A Comissão Técnica Independente deixa bem claro que não há uma solução ideal. A distância de Lisboa e a proximidade à base aérea de Monte Real afastam Santarém das favoritas. A única hipótese seria complementar a Portela, mas mesmo assim com limitações.
Em fevereiro, a Agência Portuguesa do Ambiente decidiu não renovar a declaração de impacto ambiental do aeroporto. A ANA pediu, entretanto, que reconsiderasse.
Vendas Novas é mais longe da área metropolitana de Lisboa, mas tem mais vantagens para o ambiente e para a coesão territorial.
O relatório final chegou esta segunda-feira às mãos do Governo. A decisão deverá ser tomada pelo próximo. Pelas previsões, a começar agora, nenhuma das opções estaria concluída antes de 2030. Por isso, a Comissão pede uma decisão rápida e concertada.
“Recomendados que as forças políticas com maior significado na Assembleia que se ponha de acordo, colaborem e estabeleçam consenso em relação aquela que é decisão necessária neste contexto”, disse, à SIC, Maria Rosário Partidário, da Comissão Técnica Independente.
O relatório só será tornado público depois de ter o parecer da comissão de acompanhamento, que chegará no final da próxima semana.