País

Projeto "Ligue Antes, Salve Vidas" está a ajudar a reduzir falsas urgências em Gaia

Utentes com patologias que não sejam consideradas graves são encaminhados para uma consulta nos cuidados de saúde primários.

Loading...

Os responsáveis do Hospital de Gaia dizem que o plano para aliviar as urgências está a resultar. Os doentes são agora obrigados a ligar para a Linha SNS 24 – 808242424 – sendo os casos considerados urgentes encaminhados para o hospital e os restantes para os centros de saúde.

Uma semana depois do arranque do projeto "Ligue Antes, Salve Vidas”, já é notória uma redução de falsas urgências.

Se o caso não for considerado urgente, a linha de Saúde 24 encaminha os utentes para o centro de saúde onde estão registados, garantindo uma consulta no próprio dia ou, na pior das hipóteses, para o dia seguinte.

“O objetivo é que sejam atendidos no local onde o seu processo clínico é conhecido por todos”, aponta Ana Margarida Silva, coordenadora da Unidade De Saúde Familiar Nova Via, em Valadares.

“A desvantagem quando alguém se dirige a um serviço de urgência, além da espera, que muitas vezes chega a 7/8 horas para estas situações, tem a ver com o facto de ser visto por médicos que são sempre diferentes uns dos outros, que não têm tempo no contexto do atendimento que estão a fazer de aceder a estes processos. Há um desgaste até de recursos de análises ou outro tipo de exames que o doente acaba por ser submetido muitas vezes sem necessidade.”

A principal dificuldade têm sido casos de doentes que não querem esperar pela consulta no centro de saúde e acabam por tirar uma vaga a outras pessoas.

“Notamos que alguns doentes, ao fazer o contato com SNS 24, ficam a aguardar o agendamento da consulta e como querem uma resposta mais rápida, muitas vezes procuram-nos presencialmente e acaba por haver uma duplicação dessa marcação”, lamenta Ana Margarida Silva.

Há cinco vezes mais pessoas a ligarem para a linha SNS 24, destaca Rui Guimarães, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Gaia e Espinho. E no caso da pediatria há sete vezes mais pais a ligarem antes de se deslocarem às urgências do hospital.

“A linha de Saúde 24 está atender todas as chamadas num tempo absolutamente incrível, ou seja, em segundo está atender as chamadas”, nota o responsável. “A duração média das nossas chamadas anda por volta dos sete minutos, eu quer dizer que uma pessoa perde 10 minutos, no fundo, antes de sair de casa, a ligar para a linha."