No setor do turismo, o Instituto Nacional de Estatística (INE) registou um abrandamento no mês de janeiro. O setor de alojamento turístico aponta para um decréscimo no número de dormidas na região de Lisboa.
Saltam à vista de todos, veem-se nas ruas, nos estabelecimentos, e também nos transportes mas, para alguns comerciantes da zona de Belém, o mês de janeiro não representa o número de turistas que costumam receber.
“No mês de janeiro não tivemos muitos turistas comparado ao ano passado”, afirma uma comerciante.
O decréscimo do número de turistas sentido pelos turistas é confirmado pelos dados do Instituto Nacional de Estatística que apresentou um abrandamento do turismo no mês de janeiro.
Registou-se 1 milhão e meio de hóspedes, o que representa um aumento de 1,8 pontos percentuais, e três milhões e meio de dormidas, o que mostra uma descida de 0,1 pontos percentuais.
O preço médio por quarto disponível situa-se nos 30 euros. No caso do preço médio por quarto ocupado atinge os 80 euros.
Entre os municípios com maior número de dormidas em janeiro, destacam-se Porto e Loulé, e em sentido contrário, Lisboa e Funchal assinalam um decréscimo.
Com a Páscoa cada vez mais próxima, os comerciantes mantêm-se de portas abertas e esperam uma inversão destes números.