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Apresentada esta sexta-feira nova Geração de Serviços Públicos

Vão ser apresentados esta sexta-feira um novo Cartão de Cidadão, a nova marca Cidadão e uma nova app. Saiba o que muda.

A nova versão do Cartão de Cidadão, com a tecnologia "contactless", vai começar a ser emitida a 10 de junho. O dia foi escolhido de forma simbólica, por ser Dia de Portugal, avança o Jornal de Notícias.

Com a nova tecnologia, deixará de ser preciso utilizar leitores de cartão para ter acesso aos dados.

O novo documento será emitido à medida que os cartões foram renovados. Não haverá, por isso, uma substituição dos documentos atuais que ainda estão na validade.

O Governo está também a estudar a possibilidade de o documento de identificação ser usado como bilhete eletrónico em espetáculos ou como título de transporte público. Mas não há uma data para a entrada em vigor destas novas funções.

A nível visual, a fotografia será maior e o chip passará a estar no verso.

Estas novidades são apresentadas esta sexta-feira.

"Esta vantagem do 'contactless' permite que a interação dos serviços com Cartão de Cidadão, a leitura da informação que está ali, seja mais rápida, mais em linha com aquilo que temos hoje nos nossos cartões bancários ou noutro tipo de cartões", explicou o secretário de Estado da Modernização Administrativa.

Marca Cidadão

É também apresentada a marca Cidadão, "uma abordagem unificadora que reforça precisamente a presença do cidadão no centro de todas as ações do Estado".

Assim, de "uma forma muito prática", quando se quiser "tratar presencialmente de um ou vários assuntos, por exemplo da Segurança Social ou dos Registos e Notariados, do Instituto de Mobilidade e Transportes [IMT] ou das Finanças num espaço físico como a Loja de Cidadão, há à disposição balcões únicos e integrados", explicou.

Desta forma, "o cidadão não necessitará necessariamente de saber qual é a entidade responsável pelo assunto que o levou" à Loja ou Espaço Cidadão, "sendo o Estado que tem de organizar-se para prestar um serviço, simples e integrado, utilizando para isso as oportunidades que são abertas pela progressiva digitalização da Administração Pública e por tecnologias inovadoras como Inteligência Artificial [IA]".

Nova App Cidadão

O mesmo acontece no telemóvel ou no computador, a partir do momento em que se acede ao espaço digital, "uma nova versão do portal e uma nova App Cidadão".

"[Nestes dois espaços digitais] entregaremos e agregaremos cada vez mais serviços e aplicações móveis com uma experiência de utilização mais intuitiva", referiu, salientando o lançamento da nova App Cidadão.

Esta app "adotará uma relação personalizada" com o cidadão em concreto, "antecipando as suas necessidades e as suas preferências, concentrando todas as informações que sejam relevantes para a sua interação com o Estado", explicou.

Adiantou que o novo modelo de atendimento "vai começar a ser implementado nas Lojas de Cidadão 3.0, para as quais o aviso do PRR está neste momento aberto".

"[No reforço do PRR] entendeu-se que deveríamos garantir ainda uma maior presença das Lojas de Cidadão, Espaços Cidadão, Espaços Cidadão Móvel em todo o país e, por isso, abrimos estas novas 10 lojas de Cidadão com este novo modelo de atendimento, abrimos também mais 100, num total de 400 Espaços Cidadão e teremos a oportunidade de desfrutar de 24 Espaços Móveis".

Com LUSA