País

Crescimento do turismo equestre dá maior visibilidade ao cavalo puro sangue lusitano

A Coudelaria de Alter prevê um crescimento no turismo equestre nos próximos tempos. Com a instalação de uma unidade hoteleira no local, o cavalo puro sangue lusitano tem tido outra visibilidade.

Loading...

Está a aumentar o turismo equestre em Portugal, sobretudo no Alentejo. O investimento dos últimos anos tem permitido dar maior visibilidade ao cavalo puro sangue lusitano.

A Coudelaria de Alter prevê um crescimento no turismo equestre nos próximos tempos. Com a instalação de uma unidade hoteleira no local ao abrigo do programa revive, há quase quatro anos, o cavalo puro sangue lusitano tem tido outra visibilidade e mais condições para manter este legado com mais de 275 anos, em Alter do Chão, no Alto Alentejo.

O caminho para a primavera traz os primeiros nascimentos no seio da eguada. 60 fêmeas garantem a linhagem do cavalo puro sangue lusitano da Coudelaria de Alter.

Montar a cavalo, conhecer as rotinas da eguada, a criação dos poldros ou perceber os cuidados a ter com os animais estabulados são algumas das descobertas na visita ao local. o maneiro, a preparação, a reprodução, tudo o que distingue a linhagem mais nobre do cavalo lusitano em programas feitos à medida.

Na matriz de todo o projeto turístico estão as tradições e alma alentejanas. Quer na gastronomia, quer no bem receber. Todo o universo equestre, mas também atividades paralelas como as demonstrações e exposições de falcoaria, atividade classificada como património cultural imaterial pela UNESCO que também completam simbiose entre a coudelaria e o hotel.

A saída da eguada para o campo é um dos ex-líbris da experiência. O crescimento do turismo equestre, desde a inauguração do Hotel, anda na ordem dos 60 a 70 por cento. A tendência continua a ser ascendente num filão que é um enorme polo de atratividade e desenvolvimento local.