Alexandra Leitão considera que o PS deve governar caso o partido tenha mais deputados ou mais votos do que a AD. A coordenadora do programa eleitoral socialista diz que o cenário é improvável, mas admite a hipótese depois de Pedro Nuno Santos ter garantido que o PS vai liderar a oposição.
Na CNN Portugal, a coordenadora do programa eleitoral do PS falou num cenário altamente improvável, mas acabou por admitir a hipótese que o secretário-geral socialista quis arrumar logo na noite eleitoral.
Nesta altura, com 77 deputados para o PS e 79 para a AD, o caminho parece apontado à indigitação de Luís Montenegro. Na SIC, Luís Marques Mendes vê a possibilidade da bancada de oito deputados do Iniciativa Liberal chegar à bancada do Governo.
“Acho que neste momento ainda está tudo em aberto. No início desta semana, a IL tinha sinalizado que não estaria disponível para entrar no Governo, a meio da semana houve sinais noutra direção. Neste momento acho que estão duas hipóteses em cima: um Governo PSD e CDS ou um Governo PSD/CDS com IL”, referiu por dizer Luís Marques Mendes.
Há três dias, à saída do Palácio de Belém, Rui Rocha não dizia que não, mas preferia a cautela. O tempo é de gerir silêncios. O desenho do 24.º Governo, só depois da contagem final e deverá tomar posse daqui a pouco mais de uma semana.