País

Operação Marquês: Relação anula decisão do juiz Ivo Rosa na "mini" pronúncia a José Sócrates

Os juízes do Tribunal da Relação deram razão ao Ministério Público e às defesas de José Sócrates e Carlos Santos Silva, que concordavam que tinha havido uma alteração substancial dos factos da acusação.

Juiz Ivo Rosa
Loading...

De facto, ao contrário da acusação que dizia que José Sócrates tinha escondido o dinheiro da corrupção em contas de Carlos Santos Silva, o juiz Ivo Rosa entendeu que o amigo do antigo primeiro-ministro era na verdade o "dono" do dinheiro e que tinha sido ele a corromper José Sócrates.

Entendeu ainda que o crime de corrupção já estava prescrito e por isso só deveria ser julgado por falsificação e branqueamento.

No acórdão desta quinta-feira, a que a SIC teve acesso, o Tribunal da Relação declara nula a decisão de Ivo Rosa e manda o processo regressar ao tribunal de instrução criminal para ser proferida nova decisão instrutória, relativamente a estes factos.

Recorde-se que em janeiro, um outro acórdão do Relação já tinha decidido reverter a decisão de Ivo Rosa quanto à não pronúncia, ou seja, quanto à grande maioria dos factos da acusação que o juiz deixou cair.