País

Pedro Nuno vai propor Alexandra Leitão para líder parlamentar do PS

A deputada deverá suceder a Eurico Brilhante Dias na liderança da bancada socialista. A votação acontece na próxima quarta-feira.

Pedro Nuno vai propor Alexandra Leitão para líder parlamentar do PS
ANTÓNIO COTRIM

O secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, vai propor a deputada Alexandra Leitão para presidente do grupo parlamentar do partido, disse esta sexta-feira à Lusa fonte socialista.

A reunião do Grupo Parlamentar do PS que irá votar o nome de Alexandra Leitão vai realizar-se na quarta-feira, indicou a mesma fonte. Se for eleita, sucederá no cargo a Eurico Brilhantes Dias, líder parlamentar desde 2022. A confirmar-se a eleição, será a segunda mulher a liderar a bancada socialista, depois de Ana Catarina Mendes.

Em 2022, o então líder do PS e primeiro-ministro, António Costa, já tinha proposto o cargo de líder parlamentar a Alexandra Leitão, que tinha recusado. Na altura, em declarações ao jornal Público, a deputada tinha-se mostrado "lisonjeada pelo convite", mas afirmou ter optado por recusar por considerar ter "um perfil mais executivo" e "nunca ter sido deputada".

Alexandra Leitão, de 50 anos, é jurista e uma das vozes destacadas, e por vezes contrárias ao sentido geral da bancada, do PS na Assembleia da República. Na última legislatura, foi presidente da comissão parlamentar de Transparência e Estatuto dos Deputados. A atual deputada fez também já parte de dois governos socialistas, num enquanto secretária de Estado Adjunta e da Educação, entre 2015 e 2019, e noutro enquanto ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, de 2019 a 2022.

Alexandra Leitão é ainda, atualmente, membro do Secretariado Nacional do PS, tendo sido coordenadora do programa eleitoral do partido nas últimas eleições legislativas.