País

Sindicatos dos professores apontam falhas no programa de Governo

As críticas ao programa de Governo são cada vez mais. Para os sindicatos, além das falhas, as medidas apresentadas não defendem a escola pública. O calendário detalhado das reuniões vai ser conhecido em breve.

Loading...

O ministro da Educação, Inovação e Ciência começa a receber na próxima semana os sindicatos dos professores. Preocupados com as medidas para educação, vão levar à mesa de negociações várias propostas como uma recuperação integral do tempo de serviço mais rápida e abrangente.

Conhecem bem os cantos à casa e a mesa onde decorrem as negociações. Mas desta vez haverá uma diferença: Fernando Alexandre começa a receber os sindicatos na próxima quinta-feira. Apesar da ordem de trabalhos ainda não ser conhecida, os representantes dos professores já têm as propostas fechadas.

Entre as propostas que vão apresentar há uma em comum: uma recuperação integral do tempo de serviço mais ambiciosa, que inclua mais docentes.

“Nós achamos que se poderia conseguir, por exemplo, em metade do tempo que o Governo propõe, mas com uma ressalva muito importante: não se esquecendo dos professores que estão na eminência de se reformar”, disse, à SIC, André Pestana, líder do Stop.

As críticas ao programa são cada vez mais. Para os sindicatos, além das falhas, as medidas apresentadas não defendem a escola pública.

O calendário detalhado das reuniões vai ser conhecido em breve. Fernando Alexandre vai reunir-se separadamente com os 12 sindicatos dos professores.