País

Levadas do Alvão: mais de 40 quilómetros de trilhos pela natureza

As levadas do Alvão, em Mondim de Basto, têm sido um dos trilhos pela natureza mais procurados por famílias pela facilidade e diversidade dos percursos. A aposta no turismo de natureza já permitiu a abertura de várias empresas de animação turísticas. A ideia é criar uma marca forte numa região do interior do país, que tem na serra o principal cartão de visita.

Loading...

As mais famosas são as da Madeira, mas as levadas do Alvão, em Mondim de Basto, são também já uma atração turística. São mais de 40 quilómetros de trilhos definidos pelos canais de águas que conduzem os turistas natureza dentro.

A levada do Piscaredo terá sido construída no século XIII para levar a água do topo da serra do Alvão para abastecer o centro da vila de Mondim de Basto.

Faz parte de um percurso definido por mais de 40 quilómetros de canais num total de cinco levadas, que hoje guiam os turistas pela natureza dentro.

A beleza dos percursos não retirou o objetivo inicial das levadas do Alvão, criadas para a rega dos campos agrícolas.

Todos os anos continua a ser feito o sorteio das andadas, que define religiosamente, no dia de S. João, o calendário dos regantes.

Não falta água por aqui. Mas há cada vez menos agricultores. Os que ainda fazem uso das levadas veem com bons olhos os novos exploradores.

As levadas têm sido um dos trilhos pela natureza mais procurados por famílias pela facilidade e diversidade dos percursos.

A aposta no turismo de natureza já permitiu a abertura de várias empresas de animação turísticas.

A ideia é criar uma marca forte numa região do interior do país, que tem na serra o principal cartão de visita.