País

Fernando Araújo recusa elaborar plano do SNS para o verão após pedido da ministra

Fernando Araújo apresentou a demissão à ministra da Saúde, a 22 de abril, por não querer ser "um obstáculo" à atual tutela. Na altura, acordou com o Ministério da Saúde que só ficaria no cargo até à entrega do relatório de atividades.

Fernando Araújo recusa elaborar plano do SNS para o verão após pedido da ministra
ANTÓNIO PEDRO SANTOS/Lusa

O diretor-executivo demissionário do Serviço Nacional de Saúde foi chamado pela ministra da Saúde, Ana Paula Martins, para elaborar um plano para o verão, mas recusou.

Segundo o jornal Público, o ainda responsável encarou o pedido com surpresa depois de ter acordado com o Ministério da Saúde que só ficaria no cargo até à entrega do relatório de atividades exigido pela tutela.

Foram-lhe dados 60 dias, mas o diretor executivo quer entregar o relatório ainda em maio.

"Não nos furtamos a apresentar o documento solicitado, que já começamos a elaborar, até porque pensamos que se trata não apenas de uma responsabilidade, como de um dever, expor os resultados do trabalho efetuado, para que possa ser escrutinado, algo salutar na vida pública", disse na altura da sua demissão.

Fernando Araújo apresentou a demissão à ministra da Saúde, a 22 de abril, por não querer ser "um obstáculo" à atual tutela.

Entre as razões que o jornal apresenta para a recusa de Fernando Araújo em elaborar o Plano de Verão 2024 para o SNS está o facto de já não estar em funções para o implementar, a falta de conhecimento sobre o plano de emergência que está a ser preparado pelo Governo e ainda as críticas dos atuais ministros ao plano de rotatividade dos serviços de urgência de ginecologia e obstetrícia.

Por outro lado, o ministério de Ana Paula Martins esperava que o plano para o verão já estivesse em andamento.

Ainda assim, explica ao Público que vai tentar encontrar formas de garantir o normal funcionamento dos serviços de saúde durante o verão.