País

Santa Casa: PS e o PSD admitem ouvir Santana Lopes no Parlamento

O atual presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz foi provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa entre 2011 e 2017.

Santa Casa: PS e o PSD admitem ouvir Santana Lopes no Parlamento
LUSA

O PS e o PSD admitem ouvir Santana Lopes, antigo provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, entre 2011 e 2017, no Parlamento acerca da internacionalização de jogos sociais, promovida pela instituição.

Esta possibilidade foi avançada por Eurico Brilhante Dias, ex-líder parlamentar dos socialistas, no programa Entre Políticos da Antena 1. O deputado diz que a audiência é uma decisão da bancada do PS no âmbito da Comissão Parlamentar de Trabalho e Segurança Social.

"Se quisermos perceber como é que começou o processo de internacionalização, se calhar voltaremos a ter na Assembleia da República o doutor Pedro Santana Lopes", assume.

Audição é apenas “uma questão a estudar”

O PSD, representado por Pedro Roque no mesmo programa, também admite, "em teoria", a audição de Santana Lopes, caso haja um "alargamento do âmbito das audições".

O deputado social-democrata afirma, ainda assim, que Portugal está a assistir a um "virar de página" do Governo e que, por isso, a audição é apenas "uma questão a estudar".

"Não havia respostas sobre a execução financeira e, portanto, é natural que o Governo queira virar a página e colocar em funções uma nova Mesa e uma nova provedora que deem esse tipo de respostas e que ponham a Santa Casa a cumprir a sua função social", aponta.