O El Corte Inglés colocou uma foto numa campanha onde surge uma criança com uma t-shirt com um retângulo dividido ao meio, com as cores azul e amarelo, cores da bandeira da Ucrânia, e com uma cruz vermelha em cima do desenho. Esta peça de roupa gerou uma onda de críticas à marca nas redes sociais.
Inserida numa campanha da Semana da Internet, que coloca várias peças em desconto, o artigo é da autoria da marca espanhola Gocco.
A foto da t-shirt difundiu-se rapidamente na internet e gerou uma onda de indignação nas redes sociais, principalmente numa altura em que os ataques entre a Rússia e a Ucrânia são constantes e já mataram milhares de civis.
A polémica instalou-se também em Espanha onde, num site de petições, existe um pedido de um utilizador para retirar a peça da coleção. A petição contava no sábado já com cerca de mil assinaturas.
No domingo, o El Corte Inglés Portugal emitiu um comunicado na rede social X onde diz que a marca e "a Gocco lamentam ter ofendido algumas pessoas, sem ter essa intenção.”
“Preocupamo-nos com a opinião de todos e, transmitindo as palavras da Gocco, os desenhos da marca são realizados com muito carinho e respeito por todas as comunidades e países”, refere também o comunicado.