País

Imigrantes enfrentam longas filas na AIMA para pedir explicações sobre taxa exigida por e-mail

Vários imigrantes estão a receber e-mails para pagarem uma taxa e têm 10 dias para o fazer sob pena de verem os processos anulados. Situação que apanhou de surpresa muitos imigrantes que acorreram esta segunda-feira aos balcões da agência a pedir explicações.

Imigrantes enfrentam longas filas na AIMA para pedir explicações sobre taxa exigida por e-mail

São muitos os imigrantes que estão a receber e-mails da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) para o pagamento de uma taxa.

Segundo o e-mail, os imigrantes têm 10 dias para pagarem a taxa, sob pena de verem os processos anulados. Situação que apanhou de surpresa muitos imigrantes que, acorreram esta segunda-feira aos balcões da agência a pedir explicações.

No Porto, foram centenas os imigrantes que se dirigiram aos balcões da AIMA a pedir esclarecimentos, mas pouco depois das 11:00 já não havia senhas para que pudessem ser atendidos.

Os imigrantes queixam-se de falta de informação e do site não ser claro. Muitos garantem ainda que o link que acompanha a mensagem de correio eletrónico e que permite ter acesso às instruções para efetuar o pagamento das taxas não funciona.

O mesmo aconteceu em Lisboa onde, inclusive, a Polícia de Segurança Pública (PSP) foi chamada ao local.

Nos últimos meses, desde quando a AIMA ainda se chamava SEF, os processos dos imigrantes têm sido acumulados e atualmente não há capacidade de resposta a tanta procura, situação que se agravou nos últimos dias com o envio do recente e-mail.