País

Milhares de fiéis reunidos no Santuário de Fátima para as celebrações do 13 de Maio

Como é tradição, milhares de peregrinos estiveram reunidos no Santuário de Fátima para as celebrações do 13 de Maio. Os apelos de paz à Ucrânia e na Terra Santa marcaram as orações dos fiéis. A procissão das velas, que juntou 250 mil pessoas, contou também com a presença do Presidente da República.

Loading...

O Santuário de Fátima cobriu-se com um manto de luz para receber uma das maiores enchentes dos últimos anos. Cerca de 250 mil pessoas estiveram presentes na procissão das velas, aquele que é um dos momentos mais emotivos para milhares de fiéis. Discreto, Marcelo Rebelo de Sousa também marcou presença entre a multidão numa presença que já é habitual.

Nas primeiras horas da manhã de 13 de maio, já eram milhares os fiéis que preenchiam o recinto do Santuário. Entre os vários apelos dos fiéis, o fim das guerras e a paz no mundo são aqueles que se destacam mais e que o Bispo de Leiria-Fátima, D. José Ornelas, fez questão de não esquecer.

"Paz para a Ucrânia, aquela cruel guerra que já dura tanto tempo, paz para a terra de Jesus, a Palestina. Onde mais de 35 mil pessoas já perderam a vida. Escândalos dos escândalos. Mães que não sabem o que fazer para ajudar e manter vivos os seus filhos. Pior de tudo não se pode admitir proibir que chegue ajuda alimentar necessária para quem está a morrer de fome."

A "Procissão do Adeus" marcou a despedida da primeira grande peregrinação do ano, num adeus a Nossa Senhora.