País

João Cura Mariano é o novo presidente do Supremo Tribunal de Justiça

Os Juízes Conselheiros do Supremo Tribunal de Justiça elegeram, à segunda volta, com 36 votos, o juiz conselheiro João Cura Mariano como presidente do Supremo para um mandato de cinco anos.

João Cura Mariano é o novo presidente do Supremo Tribunal de Justiça
Horacio Villalobos

João Cura Mariano vai ocupar o lugar que era até agora, e desde junho de 2021, ocupado por Henrique Araújo que atingiu o limite de idade na profissão, 70 anos.

“Os juízes conselheiros do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) elegeram, no dia 15 de maio, à segunda volta, com 36 votos, o Juiz Conselheiro João Cura Mariano como Presidente da instituição para um mandato de cinco anos”, lê-se no comunicado enviado às redações.

O outro candidato, a juíza conselheira Graça Amaral, que disputou a segunda volta com João Mariano, obteve 23 votos. Na votação registaram-se ainda quatro votos em branco.

A cerimónia de tomada de posse será marcada “após a publicação oficial dos resultados em Diário da República”.

O ex-vice presidente do Conselho Superior da Magistratura (CSM) José Sousa Lameira, a juíza conselheira Leonor Furtado, e e o vice-presidente do STJ Nuno Gonçalves também estavam na corrida, mas não obtiveram votos suficientes para irem à segunda volta.

Quem é João Mariano

O novo presidente do STJ – quarta figura do Estado - foi juiz do Tribunal Constitucional entre 2007 e 2016, passou pelos tribunais da Relação de Coimbra e do Porto e integrou ainda o Conselho Consultivo da Procuradoria-Geral da República.

Formou-se em Direito na Universidade de Coimbra e iniciou funções na magistratura judicial em 1986.

Cura Mariano, de 66 anos, sucede na presidência do STJ a Henrique Araújo, que deixa o cargo por ter atingido o limite de idade para a função: 70 anos.

Como o mandato de presidente do STJ é de cinco anos, o juiz conselheiro agora eleito também não poderá cumprir o seu mandato até ao fim.

Com a vitória nesta eleição, o juiz conselheiro assume também, por inerência de funções, a presidência do CSM.

Com LUSA