País

Montenegro promete a Zelensky obter "máximo apoio internacional" para Cimeira da Paz

O Presidente da Ucrânia tinha visita marcada a Portugal e Espanha nos próximos dias, mas o avanço da ofensiva russa em território ucraniano obrigou ao seu cancelamento. O primeiro-ministro português confirmou a presença de Portugal na Cimeira de Paz e garantiu que pretende obter o "máximo apoio internacional" possível.

Montenegro promete a Zelensky obter "máximo apoio internacional" para Cimeira da Paz
Alexey Furman

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, já contactou o primeiro-ministro português depois de ter cancelado a sua visita ao país que tinha data marcada para os próximos dias. Numa conversa telefónica entre os dois, Luís Montenegro terá confirmado a presença de Portugal na Cimeira de Paz proposta por Kiev para a resolução do conflito com a Rússia entre os dias 15 e 16 de junho na Suíça.

O primeiro-ministro português terá também assegurado que vai garantir "o máximo apoio internacional" possível para a Ucrânia, referiu Zelensky numa publicação na rede social X (antigo Twitter).

A visita do Presidente da Ucrânia a Portugal e Espanha visava a assinatura de um acordo bilateral de segurança, com o objetivo de garantir apoio militar a Kiev a médio prazo.

A intensificação dos ataques russos na região de Kharkiv levou a que Volodymyr Zelensky cancelasse a sua visita aos dois países, que seria a primeira desde o inicio do conflito entre a Ucrânia e a Rússia em Fevereiro de 2022.