País

Primeiro-ministro anuncia alívio das restrições ao consumo de água no Algarve em todos os setores

Luís Montenegro anunciou um alívio das restrições ao consumo de água na região do Algarve em todos os setores. Desta forma, regista-se um aumento do consumo autorizado de 20 hectómetros cúbicos (20 hm3) até ao final do ano. No mesmo dia apresentou uma nova estratégia para combater a seca e a escassez de água naquela que é a região mais afetada do país.

Primeiro-ministro anuncia alívio das restrições ao consumo de água no Algarve em todos os setores
SIC Notícias

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, participou esta quarta-feira na reunião da Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca, em Faro. Após o encontro foi anunciado que seriam aliviadas as restrições ao consumo de água no Algarve em todos os setores, ao mesmo tempo que anunciou um novo Plano Nacional da Água.

O consumo autorizado passa para os 20 hectómetros cúbicos (20 hm3) até ao final do ano, o que se traduz em mais de um mês de consumo total na região. De acordo com um comunicado de imprensa enviado pelo Ministério do Ambiente e Energia haverá aumentos no setores Urbanos (2,65 hm3) e no Turismo (4,17 hm3). Quanto ao setor da Agricultura vai registar o maior aumento (13,14 hm3).

Sob o lema "Água que une", o primeiro-ministro anunciou uma "iniciativa interministerial" para combater a seca na região do Algarve e comprometeu-se ainda a reavaliar, com urgência, as medidas adotadas pelo anterior Executivo.

A estratégia será apresentada até ao final deste ano e inclui um novo Plano Nacional da Água (PNA 2025). O financiamento será garantido através do PT2030, o PRR e o Fundo Ambiental.

Trata-se de um investimento de 366 milhões de euros, dos quais 103 milhões serão destinados à eficiência hídrica no Algarve.

"Além de todos aqueles que já estão hoje previstos no âmbito do PRR e no âmbito de outros investimentos que são financiados, nomeadamente, pelo Fundo Ambiental, o Governo decidiu um reforço de novos investimentos no montante de 103 milhões de euros, destinados à região do Algarve", disse Luís Montenegro.

O Governo defende ainda que estas medidas "salvaguardam o abastecimento público no Algarve" para o próximo ano. Numa altura em que a seca representa um dos maiores problemas que o país enfrenta, as prioridades do novo Governo consistem na "poupança, combate ao desperdício e a reutilização".

Na mesma reunião estiveram presentes outros membros do Governo, nomeadamente a Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, o Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, o Secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa, o Secretário de Estado da Proteção Civil, Paulo Simões Ribeiro, e o Secretário de Estado do Turismo.

Com Lusa