Com 41 anos, Salvador Martinha não vai beneficiar do novo regime do IRS Jovem, aprovado esta quinta-feira em Conselho de Ministros. Nas redes sociais deixou um comentário irónico e não ficou sem resposta... de Luís Montenegro.
"Vocês que percebem disto, esta medida do IRS para os jovens é incrível, certo? Se sim, digam-me como posso perder seis anos", escreveu o humorista na rede social X (antigo Twitter).
"A redução é grande: dois terços do IRS para jovens até aos 35 anos. Mas não conseguimos reduzir a idade…", respondeu o primeiro-ministro.
Salvador Martinha gravou depois um vídeo dizendo-se “contente e lisonjeado" com a resposta de Montenegro, mas assume sentir-se “um bocadinho excluído".
"Qual foi o sucesso do Monopólio? É que era para toda a gente. Se tiver tempo, está nas instruções do Monopólio a dizer 'este jogo é dos 0 aos 99 anos'. Toda a gente estava incluída. O que sinto neste novo jogo? É que não me estou a sentir incluído (...) Se pudesse esticar um bocadinho a medida dos 0 aos 99, eu agradecia."
O novo regime do IRS Jovem prevê o pagamento de um terço da taxa de imposto até um máximo de 15% para todos os rendimentos de trabalho de pessoas até aos 35 anos.