Carolina, Silviana e Eduarda, vindas de Lourosa e de espinho, acabam de chegar a Lisboa, onde vão passar a noite, para assistir aos dois concertos de Taylor Swift, esta sexta-feira e sábado. É ainda de malas de viagem na mão que se apresentam no autocarro de venda de produtos de merchandising à entrada do Estádio da Luz.
Compraram t-shirts e sweaters com a cara da estrela norte-americana e as datas desta digressão mundial. Revelam que, só nesta compra, gastaram 240 euros. Uma soma que não é difícil de alcançar, tendo em conta os preços que é possível ver afixados.
As sweaters com o rosto de Taylor Swift custam 80 euros. As t-shirts estão marcadas a 45 euros. O artigo mais barato em exposição é uma garrafa de plástico, com a estampa das várias “eras” desta ‘tour’, que tem o preço de 20 euros. Preços quase proibitivos para a carteira portuguesa, depois de já se ter gastado dezenas ou mesmo centenas de euros no bilhete para o concerto. Talvez por isso seja quase impossível ouvir falar português junto à banca de venda. Inglês e espanhol são os idiomas mais escutados. Estas três amigas são das poucas exceções à regra.
“Os preços são um bocadinho altos”, admitem as jovens.
Mesmo assim, há já muitos artigos com tamanhos esgotados.
“Queríamos o XS e já não havia. São tamanhos relativamente grandes, ‘à americana’”, dizem.
Apesar de tudo, estas fãs vão “muito satisfeitas”. “Estivemos só 25 minutos na fila”, contam, triunfantes. “Esperávamos mais porque falámos com pessoas que, ontem, esperaram uma hora e quarenta minutos.”
Outro grupo de três amigas portuguesas - Nádia, Diana e Liliana, todas vindas da Grande Lisboa - também se aventurou na compra de produtos de merchandising.
Dizem que as t-shirts parecem ser o que tem mais saída – “por ser o mais barato em termos de roupa”.
Compararam duas sweaters e uma t-shirt. Gastaram 200 euros.
“Não estávamos à espera da taxa de IVA de 38 euros… Foi uma coisa que não considerámos”, desabafam, apesar de reconhecerem que os preços do merchandising também costumam ser bastante altos em espetáculos de outros artistas de grande nome.
Mas não há carteira que trave a alegria de quem vai ver um concerto da cantora favorita com uma camisola com a cara dela estampada. “De qualquer maneira, estamos felizes.”