País

Número de afogamentos até maio é o mais elevado dos últimos sete anos

49 pessoas morreram afogadas em Portugal continental até ao final de abril deste ano. É o valor mais alto desde 2017. A Federação Portuguesa de Nadadores Salvadores pede vigilância às autarquias durante todo o ano.

Loading...

O observatório do afogamento faz a contabilização das mortes e os números são preocupantes. Nos quatro primeiros meses do ano morreram 49 pessoas, números superiores aos 43 do ano passado e ainda mais face aos 38 em 2022. O número deste ano é o mais elevado desde 2017.

Até 30 de abril, a maior parte das mortes aconteceu no mar, seguido do rio, poços, valas, barragens e lagos.

A Federação Portuguesa de Nadadores Salvadores pede uma carreira especial para a profissão, com verdadeiros incentivos para quem a exerce sazonalmente, mas também uma intervenção mais efetiva das autarquias.

Este fim de semana de sol tem já um alto risco de afogamento associado. A época balnear começou a 1 de maio, mas apenas em Cascais e na Madeira. No resto do país, essa decisão é da competência das autarquias.