Com o número de imigrantes em Portugal a subir de ano para ano, cresce também o número de jovens a frequentar as escolas do país. A grande maioria frequenta escolas públicas, onde o número de horas dedicadas à aprendizagem da língua portuguesa não ultrapassa as cinco horas por semana. Com a agravante de estarem numa turma com diferentes níveis de aprendizagem.
Vários diretores de escolas públicas no país defendem que deve ser melhorada a integração destes alunos. Esperam que o Novo Governo altere as regras e que dê mais autonomia às escolas. Em causa está também o critério que exige que cada turma tenha no mínimo 10 alunos. A falta de professores é outro obstáculo que impede o aproveitamento escolar destes jovens.
Segundo dados do Ministério da Educação, revelados ao Jornal de Notícias, mais de 83 mil crianças já se inscreveram para o 1º ciclo para o próximo ano letivo. Neste número mais de 10 mil são de outras nacionalidades, o que representa 12,3% dos novos alunos. Em comparação com o ano letivo anterior, são mais 1160 estudantes estrangeiros.