País

Final da semana vai ser de (muito) calor e praias já estão a encher

Com o fim de semana à porta, para muitos prolongado, e o calor que se faz sentir, a praia é destino quase certo. Mas lembre-se: atenção às horas de maior calor e às praias que ainda não estão vigiadas.

Loading...

Esta sexta-feira será o dia mais quente da semana, com os termómetros a aproximarem-se dos 40 graus em várias regiões do país. A época balnear só começa no sábado, mas as praias já estão a encher.

Na Costa da Caparica há nadadores salvadores desde maio, mas a maioria das praias do país só terá vigilância a partir de sábado.

A DGS lembra que se deve evitar estar na praia durante as horas de maior calor. Sexta-feira será o dia mais quente da semana, mas as temperaturas vão manter-se elevadas durante o fim de semana.

Em Matosinhos nem a temperatura da água trava os banhistas

No grande Porto, as máximas atingem os 30 graus. A praia de Matosinhos é uma das zonas balneares mais procuradas e em dia de feriado foram poucos os que ficaram em casa.

Loading...

A onda de calor deve-se à presença de um vale de altas pressões que projeta um fluxo de ar quente do Mediterrâneo e do Norte de África.

Nas praias do centro do país, ainda não há vigilância. Na região de Aveiro, por exemplo, a época balnear só vai arrancar a 8 de junho.

Não há nadadores salvadores, mas autarquias e Capitania do Porto de Aveiro estão em modo de prevenção. A Estação salva-vidas de Aveiro está ativada, e vai reforçar nestes dias as passagens nas praias. O piquete da Polícia Marítima também estará mais dedicado à prevenção e ao salvamento.

Loading...

As quatro praias marítimas do concelho de Ílhavo só terão vigilância balnear mesmo a partir de 8 de junho. Nessa altura, também 10 nadadores entrarão ao serviço nas três praias vigiadas do concelho de Vagos. Para as oito praias de Ovar, estarão destacados 28 nadadores salvadores e equipas permanentes de Bombeiros com veículos de socorro.

Algumas das autarquias da região estão atentas às temperaturas previstas para os próximos dias e garantem que poderão avançar com medidas extraordinárias de vigilância, se se justificar.

Na região centro do país, a época balnear vai depois terminar entre 8 e 15 de setembro.