País

Marcelo vai condecorar três personalidades e uma associação da Madeira no 10 de Junho

Marcelo Rebelo de Sousa vai condecorar duas professoras, um médico psiquiatra e uma instituição de solidariedade social da Madeira. A cerimónia acontece no Funchal, durante as celebrações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Presidente da República, Marcelo Rebelo Sousa, nas cerimónias do 10 de Junho
Presidente da República, Marcelo Rebelo Sousa, nas cerimónias do 10 de Junho
JOSÉ COELHO

Três personalidades e uma associação da Madeira serão condecoradas pela Presidência da República no âmbito das comemorações do 10 de Junho, Dia de Portugal, informou o gabinete do representante da República no arquipélago, esta sexta-feira.

Segundo a nota divulgada, será atribuído o título de comendadora da Ordem da Liberdade a Maria Amélia Carreira Rebelo, professora e fundadora do Sindicato dos Professores da Madeira, que foi também casada com o primeiro governador civil da região nomeado depois do 25 de Abril.

À maestrina e professora de canto coral Zélia Maria Ferreira Gomes será entregue o grau de oficial da Ordem do Infante D. Henrique, enquanto o médico psiquiatra Saturnino Figueira da Silva vai receber o grau de comendador da Ordem de Mérito.

A Associação Presença Feminina, uma instituição de solidariedade social que apoia vítimas de violência doméstica, será agraciada com o título de membro honorário da Ordem do Mérito.

"As ordens honoríficas portuguesas visam galardoar personalidades e instituições que se hajam notabilizado por méritos pessoais e por ações relevantes em prol da comunidade", lê-se na nota distribuída pelo gabinete de Ireneu Barreto.

A cerimónia de imposição das distinções, entregues pelo representante da República, por delegação do chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, terá lugar no Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas às 11:30, no Palácio de São Lourenço, no Funchal.